O Design Escandinavo foca no simples, trazendo o exterior para dentro de casa e uma espécie de limpeza. Aprenda como conseguir isso com as maçanetas das portas em cromo acetinado.
Se você está pensando apenas em móveis rústicos, repense. O design de interiores de estilo escandinavo é muito mais do que isso. Para começar, muitas das características mais reconhecíveis do design de interiores escandinavo vêm da necessidade. Com invernos tão frios, longos e escuros, há uma grande ênfase na luz e no calor no design de interiores escandinavo. No entanto, isso não é conseguido com sistemas de aquecimento ou janelas chamativos ou extravagantes. Em vez disso, a ideia é conquistar o frio imperdoável dos países nórdicos com um design modesto e discreto.
A Linguagem do Design
Alguns gostam de vincular essa modéstia e eufemismo à cultura escandinava. A palavra “lagom” em sueco não tem tradução direta em inglês, mas é bem entendida pelos dinamarqueses e noruegueses como uma palavra que reflete o bem e a mediocridade de forma positiva. Em inglês, se algo está “apenas certo”, geralmente é visto como negativo. Em sueco, se algo é “lagom”, isso é positivo.
Depois, há “higiene”. Uma palavra dinamarquesa entendida pela maioria dos escandinavos, refere-se à alegria do aconchego e ao contentamento com os outros. Mais uma vez, sem tradução direta para o inglês, pode ser um conceito difícil de entender, embora muitos designs de interiores americanos e britânicos tenham tentado.
Finalmente, há a palavra “Janteloven” (ou Jantelogin ou Jantelagen em islandês e sueco, respectivamente) que se traduz como Lei de Jante. Mas afinal, o que é Lei de Jante?
Basicamente se refere à ideia de que o indivíduo não é tão especial, ou inteligente, ou ótimo – mas está tudo bem. Não se preocupe em tentar se destacar.
Combine essas ideias e você terá um design de interiores simples, aconchegante, funcional e sutil. Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário.